Teresina Inspira Pintura: artistas retratam a realidade abstrata de uma cidade cheia de cor
Para o aniversário da capital do Piauí, o G1 reuniu histórias de artistas que moram na cidade e se inspiram para a produção dos seus trabalhos.
Por Maria Romero, G1 PI
Em comemoração ao aniversário de 166 anos da capital do Piauí, nesta quinta-feira (16), o especial Teresina Inspira reúne histórias de pessoas que produzem arte na cidade, como a pintura. O G1 conta a história de dois artistas que retratam a realidade abstrata de uma cidade cheia de cor.
Jader Damasceno se identifica como artista visual, porque não produz apenas pintura, mas cria também através da moda, das esculturas e por meios digitais. Um ponto em comum entre suas criações é a inspiração vinda da cidade, da cultura popular presente no local onde vive: Teresina. Recentemente, em exposição na capital piauiense, ele apresentou uma de suas telas contendo a sua versão para a personagem da lenda da "Num-se-pode".
"Tudo em Teresina me inspira um pouco"
"Aqui existem muitas pessoas encantadoras que me inspiram a criar e que também criam. O patrimônio de Teresina, a parte histórica, o bruto, as cidades periféricas, porque Teresina tem muitas Teresinas e eu gosto muito de onde se produz cultura na raiz, no imaginário, na necessidade, como o polo cerâmico, onde se produz cultura em essência. Tem as periferias que produzem música de qualidade, com artistas incríveis, um material muito bom", contou o artista.
A primeira lembrança de Jader pintando, ainda de forma bastante amadora, vem dos seus 9 anos de idade, quando ainda morava na cidade de Oeiras. Ele revela que o estímulo natural veio da mãe e das tias, professoras na escola onde ele estudava quando criança e que o influenciaram em vários âmbitos.
"Não sei se quero ser uma estrela pop das artes plásticas. Eu produzo porque amo. Vai muito além da venda, do comercial, é minha essência enquanto ser"
"Fazer arte não só é difícil, mas é uma guerra. Porque tem o mercado de arte que é muito complicado, com o agravante que em Teresina não há formação nem de público para absorver a arte e nem de artistas. Há poucas escolas de arte, poucas galerias, e os museus são estáticos, não têm processo cultural. A gente hoje entende que um museu tem que ser vivo, não é só deixar a tela lá parada".
Dentre os momentos que considera de maior satisfação, está a resposta do público diante de suas telas. Ele diz que gosta de saber que sensações o seu traço e suas cores quentes provocaram em quem viu sua arte.
Arte marcada na pele
Para a artista Jéssica Gomes, é o sol da capital piauiense que serve de principal inspiração.
"Sou apaixonada pelas cores do céu da cidade"
"O que eu mais adoro de Teresina é ver o por do sol, sou apaixonada pelas cores do céu da cidade, como a luz do sol reflete, na luz e sombra que dão as arvores, além do clima, pois adoro trabalhar com cores quentes. Também gosto de me inspirar e ver os outros artistas maravilhosos que pude conhecer aqui, há uma grande diversidade na produção de cada um, é lindo e inspirador", contou a artista.
Esse sentimento já tocou muitos admiradores dos trabalhos da artista, que tatuaram algumas das suas criações. "É muito gratificante poder ver algo meu, feito com tanto carinho, na pele de alguém.
"Amo ver como os meus desenhos ganham interpretações que eu nunca pensei na mente do outro".
Em suas criações, a nudez feminina é tratada com delicadeza e é constante a presença das cores quentes também na pele das mulheres. Jéssica leva os tons de rosa, vermelho e laranja do céu para os corpos e rostos femininos. Ela fala da importância de retratar a mulher negra e do espaço que elas têm na cena artística.
"Eu acredito que ainda haja pouca visibilidade das mulheres no âmbito artístico de Teresina, principalmente para as mulheres negras. Mas acredito também que é algo que esteja mudando. Adoro conhecer, a cada dia, mais uma artista diferente aqui da cidade, e fico feliz de poder estar participando desse meio com elas", contou.
https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2018/08/16/teresina-inspira-pintura-artistas-retratam-a-realidade-abstrata-de-uma-cidade-cheia-de-cor.ghtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário