Neste sábado (3), um encontro de artistas no Parque de Diversões de Nazaré, em Belém, deve reunir diversas drags - personagens criados com base em identidade e experiências criativas e artísticas. As 'TheMônias', como se denominam, prometem levar entretenimento, cultura drag e a luta LGBTI para um dos símbolos do Círio de Belém. Já na terceira edição, o evento é organizado pelo coletivo 'Noite Suja', que promove eventos para ocupar espaços públicos da cidade.
O publicitário Diel Bentes, 24, que dá vida à drag Leid, disse que a ideia é reunir artistas que estão à margem da sociedade.
"São corpos estranhos, uma arte que não é valorizada, então viemos ocupar espaços que muitas vezes nos são negados, como artistas e cidadãos. Estamos aqui, existimos e queremos ser vistas", afirmou.
Para Bentes, o ato de promover eventos na rua representa resistência e luta por direitos. "O tema do encontro fala sobre sobreviver e resistir", disse.
O Parque de Nazaré faz parte do calendário religioso católico de Belém e, segundo Bentes, é também um espaço tradicionalmente para a família. "Ocupar e estar num lugar como este, enquanto drags, é importante porque somos corpos estranhos também dentro da nossa própria família e em qualquer religião. Porque a arte drag vai muito além de apenas montar um visual, ela representa força, resistência e conta histórias de luta", comentou.
Arte drag e mensagem
Em eventos do 'Noite Suja', diversos artistas apresentam performances e, a maioria, dublam músicas. Para Diel Bentes, cada drag representa a indivualidade, mas dentro de um contexto de uma comunidade de artistas, que inclui cultura, música, montação de visuais, seres amazônicos, animais, lixo, entre outros.
"Uma é diferente da outra, cada uma com sua estranheza particular. Essa arte ultrapassa também a questão da feminilidade, que é uma forma que homens gays encontraram para serem femininos, mas fala da nossa cultura como um todo, plural e única", disse.
"É uma forma de externar diversos gritos que estão dentro da gente. Nessa expressão artística está também várias vivências, experiências, resistências, estranhezas", concluiu.
Serviço
Encontro de drags no ITA Center Park, às 20h, e festa "Eu Não Tô Morta: O Retorno de Mila Milambe", no Enjoy Pub, a partir das 21h30.
FONTE: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2018/11/02/artistas-drags-de-belem-promovem-encontro-no-parque-de-diversoes-de-nazare-em-belem.ghtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário